Cirandeiras de Caiana dos Crioulos



Cirandeiras de Caiana dos Crioulos

Cirandeiras de Caiana dos Crioulos
É uma comunidade remanescente de quilombo que fica numa serra do município de Alagoa Grande, Paraíba. Brasil. Lá, além de se trabalhar, rezar, estudar, amar e brigar, de vez em quando, também se brinca e se diverte com o Coco-de-roda e a Ciranda que aliam canto, dança e alegria.
Quanto à sua origem africana, a hipótese mais provável é de que a população de Caiana seja de descendência Banto.
A comunidade de Caiana dos Crioulos é reconhecida como Quilombola pelo Governo brasileiro, mas ainda espera pela devolução de suas
terras, conforme prevê a constituição brasileira.
Há quase 10 anos que se arrasta, em Brasília, o processo de demarcação e posse do território que, por direito, pertence às, aproximadamente, 100 famílias que moram ali.
Em Caiana tem um grupo que canta, toca e dança Ciranda e Coco-de-roda para animar o povo todo nos dias festivos, para receber visitantes e amigos.
O grupo inspira e participa, como convidado, de vários trabalhos de artistas de todo o Brasil: CD Cantigas de Bem-Querer (2003) de Socorro Lira, do CD / VD do grupo A Barca (São Paulo), do álbum Responde à Roda, das Universidades Federal  Pernambuco e da Paraíba, do CD Projeto Quadrante - A Pedra do Reino da Rede Globo/Som Livre, entre outros.
Os instrumentos que acompanham o Coco-de-roda e a Ciranda, em Caiana, são: o bumbo, o triângulo e o ganzá, geralmente tocado por jovens da comunidade, filhos das cantadeiras-dançadeiras.
Apresenta-se em diversos lugares, na Paraíba e em outras regiões do Brasil, em eventos de caráter artístico-cultural, político e educacional.

Caiana dos Crioulos - ciranda, coco de roda e outros cantos

Caiana dos Crioulos é uma comunidade quilombola localizada no município de Alagoa Grande, no estado da Paraíba. Com mais de 90% de seus habitantes com ancestralidade africana, o quilombo foi reconhecido, em maio de 2005, como um dos 13 legítimos quilombos brasileiros pela Fundação Cultural Palmares. Contava em 2007 com 522 pessoas, sobretudo crianças e adolescentes, que vivem de culturas de subsistência (mandioca, inhame, batata-doce, etc., além de criação de animais e plantação de frutas).[1] Seus instrumentos, músicas, danças e costumes ainda guardam um pouco de sua cultura e história. O coco-de-roda, dançado por cirandeiras, ainda é uma importante manifestação cultural do lugar. Embora esteja a apenas 122 km de João Pessoa, Caiana dos Crioulos ainda hoje permanece como um mundo à parte.
História:  O quilombo é um dos patrimônios da Paraíba. No passado chegou a ter por volta de dois mil habitantes, descendentes diretos de escravos que se instalaram por lá entre no século XVIII, supostamente vindos de Mamanguape, após uma rebelião ocorrida em um navio que aportou em Baía da Traição, na época. Outra versão, contudo, dá conta de que Caiana surgiu de negros fugidos de Palmares. Fonte: Wikipédia

Nota nossa: O disco foi gravado no próprio Quilombo em uma festa tradicional, ao ouvir o disco vemos algumas conversas e sons de grilos ao fundo, o que da uma sensação toda especial.

Nenhum comentário: